CIDADANIA ITALIANA PELO CONSULADO GERAL DA ITÁLIA NO RIO DE JANEIRO

Existe muita dúvida quanto à uma suposta “fila de 10 a 15 anos” para se solicitar a cidadania italiana no Brasil. Como muitos ainda não sabem o Consulado Italiano do Rio de Janeiro possui um dos menores tempos de espera de todos os consulados italianos no país.. O consulado do RJ utiliza o sistema é de AGENDAMENTO, diferente de alguns consulados como o de São Paulo que utiliza sistema de LISTA DE ESPERA.

Devido ao fato do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro possuir esse prazo tão “curto” se comparado a outros consulados italianos no Brasil, muitos residentes de outros estados brasileiros acabam por conseguir um comprovante de residência do estado do RJ ou ES (conforme exigência consular) e iniciam também seus processos de cidadania por este consulado. Devido a este fato, a dificuldade para a obtenção do agendamento de cidadania para o consulado do RJ aumentou bastante ao longo dos anos.

TIPOS DE AGENDAMENTOS EXISTENTES NO CONSULADO DO RIO DE JANEIRO
  1. CIDADANIA POR DESCENDÊNCIA

Este tipo de agendamento é para aqueles que NÃO POSSUEM um pai ou mãe italiano ou pai ou mãe cidadão italiano já registrado no consulado do RJ.

Se você possui um avô(a)/bisavô(a)/trisavô(a) italiano porém seu pai ou mãe nunca solicitou a cidadania italiana, este é o agendamento para você. Este é o agendamento mais disputado já que o consulado do RJ só atende 3 casos desses por dia. Como o consulado atende apenas de terça à sexta, isso dá um total de 12 casos por semana.

O calendário de cidadania por descendência do consulado está disponível sempre para daqui a 11 meses e quinze dias (salvo raras exceções), quando de fato será entregue sua documentação no consulado.  PORÉM mesmo que você já possua alguma experiência com o sitema de agendamentos Prenota Online, serão necessários muitos meses (em alguns casos passa de um ano) para se conseguir obter uma vaga. Na verdade, a maioria das pessoas que entra em contato conosco informa que já tentaram por 1 ou 2 anos sem sucesso.

  1. CIDADANIA FILHO DIRETO

Caso você seja filho de italiano NATO (nascido na Itália) ou se o seu pai ou mãe já é cidadão italiano registrado no consulado do RJ, você pode utilizar o agendamento de CIDADANIA POR FILHO DIRETO. As datas da entrega da documentação são sempre para 2 meses à frente.

OBS: Caso seu genitor (pai ou mãe) seja cidadão italiano, mas não esteja registrado no Consulado Italiano do Rio de Janeiro, consulte-nos para que possamos preparar os documentos necessário para que você possa se enquadrar neste agendamento.

Lembrando que apenas residentes do estado do Espirito Santo e do estado do Rio de Janeiro podem solicitar a cidadania pelo consulado do RJ. Essa comprovação é feita através de um comprovante de residência no nome do requerente da cidadania (água, luz, gás e telefone fixo, imposto de renda são os mais aceitos pelo consulado do RJ).

OBS: Em ambos tipos de agendamento para cidadania todas as certidões ORIGINAIS do italiano e dos descendentes devem ser entregues com as devidas legalizações e traduções juramentadas para o italiano.

  1. PASSAPORTE

Este agendamento só pode ser solicitado por cidadãos italianos que já se encontram devidamente registrados junto ao Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que só se pode solicitar o agendamento de emissão de passaporte 6 meses após a documentação ter sido entregue. Isso vale tanto para os casos de CIDADANIA POR DESCENDÊNCIA como nos casos de CIDADANIA POR FILHO DIRETO.

Caso você seja registrado em outro consulado italiano no Brasil ou ainda esteja registrado em um comune italiano, será necessário fazer o A.I.R.E. ANTES de solicitar o agendamento para emissão de passaporte.

A Andrade Cidadania possui vasta experiência com tramites para o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro. Isso nos permite analisar toda a documentação, retificar apenas os documentos que já sabemos que serão de fato exigidas as retificações e com isso evitar sustos e gastos desnecessários com retificações e com novas emissões e traduções juramentadas devido à erros em documentações preparadas para entrega no consulado.

Muitas pessoas acabam retificando cada variação no nome ou sobrenome da família e isso termina aumentando muito o custo assim como o tempo gastos no processo. Atualmente o consulado italiano entende que um “Giuseppe” veio para o Brasil e passou a assinar “José”. O mesmo não ocorre em comunes italianos ou no tribunal de Roma. Logo se faz necessário saber de antemão para onde o processo será entregue, para que possamos preparar sua documentação de acordo com as exigências do órgão pertinente.

Caso tenha interesse no serviço e necessite obter mais informações, por gentileza entre em contato conosco ou preencha o formulário abaixo  para que retornemos.

Ver formulário





Já ajudamos mais de 1.800 pessoas a se tornarem cidadãos italianos. Venha ser o próximo!