PESQUISA DE DOCUMENTOS

A Andrade Cidadania oferece os serviços de pesquisa e busca de certidões italianas para serem apresentadas em Consulados ou Comunes nos respectivos processos de reconhecimento de cidadania italiana. O próprio solicitante deverá fornecer os dados abaixo. Para mais informações, favor ler as instruções abaixo (criar link que leve direto para as instruções abaixo dos formulários)

Instruções

O serviço é oferecido em duas etapas:

– pesquisa do registro (do livro que consta a anotação/registro);

– busca da certidão;

Caso não se saiba o local exato do nascimento/batismo e casamento, é necessário fazer uma pesquisa do registro, ou seja, é necessário encontrar o livro onde o nascimento/batismo ou casamento foram registrados.

Caso se conheça o local exato, é preciso fazer a busca da certidão.

O valor dos honorários depende da real dificuldade da pesquisa do registro e busca da certidão. Solicitamos os dados do formulário acima para verificar a dificuldade e a possibilidade de lhe oferecer o serviço.

A pesquisa do registro é um serviço e não um bem material. As horas dedicadas à pesquisa devem ser pagam e por isso solicitamos 50% do valor antecipado, que servem para custear as despesas imediatas e o tempo dedicado à pesquisa. O segundo pagamento, outros 50%, é efetuado somente quando conseguimos a certidão.

Divisão geográfica da Itália: A Itália é dividida em 20 regiões. Cada região tem suas Províncias. No total são 108 províncias no país. Cada Província possui seus Comunes. Existem 8.101 Comunes na Itália. Caso o interessado não saiba a Região ou Província teremos que pesquisar nos 8.101 Comunes italianos e neste caso é muito difícil e pouco provável que localizemos o registro.

Os registros civis (nascimento, casamento e óbito) iniciaram em épocas distintas, dependendo da região. Na maioria das regiões do norte da Itália começou no ano de 1866 ou 1871. No Sul os registros civis começaram um pouco antes.

Caso o ascendente italiano tenha nascido após a criação dos registros civis, o registro pesquisado será NASCITA e se encontra no Ufficio dello Stato Civile da cidade respectiva ao registro.

Caso o ascendente italiano tenha nascido ANTES da criação dos registros civis, o registro pesquisado é o BATTESIMO e se encontra em alguma igreja/paróquia. A maioria das cidades possui mais de duas paróquias e algumas cidades possuem mais de 300 paróquias.

As pesquisas pelo registro do ascendente italiano duram 3 meses, porém não existe nenhuma garantia que o mesmo será encontrado. A pesquisa é justamente feita para se verificar a viabilidade de se encontrar o documento. Tratam-se de documentos muito antigos e em alguns casos podem ter sido destruídos devido à guerras da época ou também de desastres naturais no país.

A Andrade Cidadania fornece comprovação das pesquisas efetuadas dos registros do ascendente italiano por meio de respostas emitidas pelos locais pesquisados.

Fale Conosco

Horário de atendimento: segunda a sexta de 09:00 às 18:00 (exceto feriados).

  • Rua Senador Dantas, 117 / Sala 1.510 – Centro – Rio de Janeiro (Tramites Portugal)
  • (21) 2242-0281 / (21) 2242-7050
  • (21) 99329-2377
  • contato@andradecidadania.com.br
  • Rua Senador Dantas, 117 / Sala 716 – Centro – Rio de Janeiro (Tramites Itália)
  • (21) 3178-6686
  • (21) 99861-8501
  • andrade@andradecidadania.com.br